Halloween party ideas 2017

Tema: História


Questão 17:

O principal debate sobre o desenvolvimento econômico travado no Brasil ao longo das décadas de 1940 e de 1950 opôs dois pontos de vista. De um lado, os chamados nacionalistas, que fundaram o movimento “O Petróleo é Nosso”  e defendiam que o petróleo encontrado no Brasil deveria ser explorado pelo Estado brasileiro; de outro, opositores a essa campanha defendiam que a exploração deveria ser feita por empresas privadas internacionais, já que o país não dispunha de tecnologia para a prospecção desse recurso natural. Sobre o movimento de cunho nacionalista citado, é correto afirmar que

(A)  perdeu força progressivamente até desaparecer, sufocado pelo golpe de Estado de 1964, sem obter resultados concretos.
(B)  culminou com a lei que criou a Petrobras, aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas  no ano de 1953. 
(C)  aumentou a popularidade das Forças Armadas, contribuindo para a consolidação dos militares de inclinação socialista no poder a partir dos anos 1940. 
(D)  se fortaleceu a partir da descoberta, em 1935, de jazidas nas camadas mais profundas do Oceano Atlântico,  na costa brasileira, conhecidas como pré-sal. 
(E)  foi derrotado pelos argumentos técnicos de seus opositores e, a partir de 1947, empresas estrangeiras obtiveram permissão para explorar o petróleo na costa brasileira.

 Solução


    A ideia de explorar o petróleo brasileiro por meio de empresas nacionais já fora defendida pelo escritor Monteiro Lobato desde 1935 e ganhou cunho oficial com a criação do Conselho Nacional do Petróleo em 1938, durante o Estado Novo; mas não chegou a se concretizar na Era Vargas. Foi somente em 1951, já em seu segundo período de governo, que Getúlio encaminhou ao Congresso o projeto de criação da Petrobras, que atribuía ao Estado Brasileiro o monopólio da prospecção, exploração e refinação do petróleo, ficando liberada para as empresas estrangeiras somente a distribuição dos derivados. A lei que instituiu a Petrobras foi sancionada em 3 de outubro de 1953, no 23º aniversário da Revolução de 30, que conduziu Vargas ao poder pela primeira vez. emos que saber que as décadas de 1940 e 1950, coincidem com o governo do então Presidente da República Getúlio Vargas.

    Então segundo este conceito podemos afirmar que a resposta mais coerente seria a letra 
    (B)  culminou com a lei que criou a Petrobras, aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas  no ano de 1953.

    Quem tiver interesse em ler mais acerca deste tema, deixo este link:

    Postar um comentário

    Tecnologia do Blogger.